terça-feira, 22 de agosto de 2017

REVISÃO GERAL MATEMÁTICA

A Matemática e o dia-a-dia

Apesar de o homem não ter registrado o que fazia e pensava no início de sua história, ele precisava resolver problemas de seu dia-a-dia, ligados à sua subsistência. Ao buscar soluções para eles, o conhecimento matemático começou a ser construído.

EXEMPLO:

Reflita sobre a seguinte situação: Se os pescadores e caçadores daquela época trocassem sempre 2 aves por 3 peixes, quantos peixes deveria ter um pescador para trocar por 22 aves? Como você resolveria esse problema?

Os homens das cavernas não dispunham ainda dos registros e técnicas operatórias atuais para resolver a questão. O pescador poderia pensar assim: quero aves, mas só tenho peixes. Vou agrupar meus peixes de 3 em 3 e para cada grupo ponho 2 pedrinhas ao lado para representar as aves, até completar 22 pedrinhas. Então, conto  quantos peixes preciso. São 33 peixes!

O caçador poderia pensar de um modo semelhante, para resolver o problema, agrupando suas 22 aves em grupos de 2; agora, as pedrinhas seriam peixes: 3 para cada grupo de aves. Contanto as pedrinhas, ele descobre que são 33 peixes! 

Assim como esse, outros problemas que o homem tem resolvido em seu cotidiano deram grande impulso ao conhecimento da humanidade e, em particular, ao conhecimento matemático.

A todo momento, podemos constatar nos meios de comunicação (televisão, jornais, revistas, internet, folhetos, livros etc.), a presença da “linguagem matemática”. Uma pessoa que não a domina, não consegue compreender os dados apresentados por pesquisas por exemplo.
Pense um pouco sobre os gráficos. Os gráficos publicados em um jornal fazem parte de uma matéria sobre vários assuntos como o “caso cracolândia” ocorrido. Ao saber ler um gráfico, participamos de maneira integral de uma vida em sociedade.


ENTÃO RETOMEMOS A MATEMÁTICA ESTUDADA AO LONGO DE NOSSA VIDA PENSANDO EM NOSSO DIA A DIA ATUAL...

ASSISTA CADA TEMA NOS LINKS ABAIXO: (VÍDEOS CURTOS DE 3 A 5 MINUTOS EM MÉDIA...)




























ESTATÍSTICA

INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS

Agora, exercícios: (acesse-os em)

* E se desejar fazer alguns exercícios para treino, resolva em:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática - Matrizes

Análise Combinatória: Números Complexos: Polinômios: Estatística: (analise dos gráficos e tabelas e responder ás perguntas...